Energia Solar
Muitas pessoas escutam falar em sustentabilidade, mas não sabem o real significado. Para muitos, sustentabilidade trata-se apenas de preservação ambiental, e realmente é, porém esse assunto engloba vários outros fatores e setores, como econômica, política, educação, saúde, etc.. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos. Sustentabilidade significa usufruir de recursos naturais e matérias com responsabilidade social, desenvolver produtos e fontes de energia renováveis (como a energia solar). Ser sustentável é usar somente o necessário, promover o melhor tanto para as pessoas, assim como para o meio ambiente.
Apesar da falta de conhecimento sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade tem consciência de sua importância. E se for exercida a sustentabilidade ambiental, proporcionara qualidade de vida, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras.
Como citado acima, a energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente.
As desvantagens da energia solar são:
• Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.
• Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
• Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento