Energia Solar
GERAÇÃO
A geração de energia a partir da luz solar está diretamente ligada ao que se chama de "efeito fotovoltaico", observado pela primeira vez em 1893 pelo físico francês Alexandre-Edmond Becquerel. Esse efeito consiste essencialmente na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores (principalmente o silício), convenientemente tratados, em eletricidade. É com base nele que se produzem os painéis solares, formados por células fotovoltaicas, que são dispositivos semicondutores com essa propriedade de captar a luz do Sol e transformá-la em energia, gerando uma corrente elétrica capaz de circular em um circuito externo.
Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica em grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.
Vantagens da energia solar A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo em que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Desvantagens da energia solar
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, nuvens), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que