Energia solar
Nos dias atuais, temos varias inovações em produção de energia, entre elas a energia solar que é uma forma de energia limpa, renovável e sustentável que trás benefícios para o meio ambiente e economia nas contas de energia após o seu sistema ser instalado.
A energia solar é aquela proveniente da energia térmica e luminosa do Sol. Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica.
Vantagens:
- Ela é renovável, ou seja, nunca acaba.
- É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente.
- Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.
- É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. A energia hidrelétrica, mais consumida no Brasil, não chega em locais de difícil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica.
- O equipamento pode ser instalado em residências, baixando o custo da conta de energia elétrica.
Desvantagens:
- Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia. No período da noite não ocorre a produção de energia.
- O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no
Brasil.
Funcionamento: A energia solar depende dos painéis fotovoltaicos para o seu funcionamento esses painéis são compostos por estruturas chamadas células fotovoltaicas, que têm a propriedade de criar uma diferença de potencial elétrico por ação da luz. O efeito fotovoltaico faz com que essas células absorvam a energia do sol e façam a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.
A geração de energia elétrica no sistema fotovoltaico ocorre da seguinte maneira: 1º. O painel solar ou placa fotovoltaica capta a luz solar transformando em energia e envia ao controlador de carga.
2º. O controlador de