Energia Solar
A radiação solar pode ser utilizada com fonte de energia térmico para aquecimento de fluído e ambientes. A conversão da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores.
Entre esses, destacam-se os efeitos termoelétrico e fotovoltaico.
O primeiro caracteriza-se pelo surgimento de uma diferença de potencial, provocada pela junção de dois metais, em condições específicas.
Na energia fotovoltaica as células solares são feitas de materiais semicondutores, mais usualmente o silício. Quando o material é atingido por luz solar há a excitação de elétrons que são liberados e se deslocam em fluxo denominado corrente elétrica.
Figura 1: Esquema de Funcionamento de Painéis Fotovoltaicos.
Fonte: http://wilsonantunes.com.sapo.pt/noticiasAbril.htm
Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais utilizado são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica. No Brasil, o primeiro é mais encontrado nas regiões Sul e Sudeste, devido a características climáticas, e o segundo, nas regiões Norte e Nordeste, em comunidades isoladas da rede de energia elétrica.
Há alguns exemplos de empreendimentos que já utilizam a energia solar fotovoltaica no Brasil.
Na cidade de Cananéia-SP, há o projeto de um sistema de placas solares para atender uma escola em uma aldeia indígena(Aldeia Rio Branco II), que fica isolada na cidade e portanto está é a única fonte de energia para conectar a escola ao mundo.
Podemos citar ainda o empreendimento chamado Eco House-Serra Negra. Localizado na cidade de Serra Negra, o condomínio possui 91 casas que possuem placas de captação de energia fotovoltaica para iluminação e aquecimento de água, conforme imagem abaixo.
Figura2: Imagem das placas fotovoltaicas nas residências.
Fonte: http://www.wolfmartins.com.br/?portfolio=project-3_5
Há ainda na cidade de Praia Grande