Energia solar para sistemas fotovoltaicos
As células fotovoltaicas, constituídas de painéis fotovoltaicos, interligados à rede elétrica pública com a finalidade de contribuir com a economia na geração de energia de formas mais convencionais, bem como diminuir os impactos ambientais com novas construções.
Este trabalho apresenta algumas das células já consolidadas no mercado e suas potencialidades, abordando o princípio básico de funcionamento de cada uma, levando em consideração sua eficiência.
ABSTRACT
Photovoltaic cells consisting of photovoltaic panels, connected to the public electricity grid in order to contribute to the economy in the generation of more conventional forms of energy as well as reduce the environmental impacts of new building.
This paper presents some of the cells already consolidated in the market and its potential, addressing the basic principle of operation of each, taking into account its efficiency.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, tem-se tornado evidente um crescente interesse da sociedade por questões e assuntos ligados à proteção do ambiente, da quantidade de recursos energéticos e da procura de recursos alternativos, renováveis e não poluentes, como por exemplo, a utilização da energia solar.
Vários países investem nas aplicações da energia solar, analisando desde as características do fluxo de radiação solar que chega a terra até a tecnologia necessária para viabilizar, em termos técnicos e econômicos, o máximo aproveitamento dessa energia.
O Brasil busca soluções para o futuro, avaliando a eficácia de pequenos módulos solares, em regiões remotas e o mapeamento do potencial energético solar existente no país, para estabelecer uma política nacional ao setor.
No horário de pico entre 18:00 h e 21:00 h, o consumo de energia elétrica é muito mais alto do que nos outros horários. Isso porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública,