Energia interna e entalpia
Em estatística, regressão é uma técnica que permite explorar e inferir a relação de uma variável dependente (variável de resposta) com variáveis independentes específicas (variáveis explica tórias). A análise da regressão pode ser usada como um método descritivo da análise de dados (como, por exemplo, o ajustamento de curvas) sem serem necessárias quaisquer suposições acerca dos processos que permitiram gerar os dados. Regressão designa também uma equação matemática que descreva a relação entre duas ou mais variáveis.
O método de estimação mais amplamente utilizado é o método dos mínimos quadrados ordinários. E que tem muitas aplicações na engenharia e ciências em geral.
Regressão
Muitas vezes a posição dos pontos experimentais sugere a existência de uma relação funcional entre as duas variáveis. Surge então o problema de se determinar uma função que exprima esse relacionamento.
Esse é o problema da regressão, conforme a denominação introduzida por Fisher e universalmente adotada.
Assim, se os pontos experimentais se apresentarem conforme a figura abaixo, admitiremos existir um relacionamento funcional entre os valores y e x, responsável pelo aspecto do diagrama, e que explica grande parte da variação de y com x, ou vice-versa. Esse relacionamento funcional corresponderia à linha existente na figura, que seria a linha de regressão. Uma parcela da variação, entretanto, permanece em geral sem ser explicada, e será distribuída ao acaso. Em outras palavras admitiremos existir uma função que justifica, em média, a variação de uma das variáveis com a outra. Na prática, os pontos experimentais terão uma variação aleatória adicional, que chamaremos de variação residual. Essa função de regressão, portanto, nos dá o valor médio de uma das variáveis em função da outra.
Posto desta forma, o problema que vamos examinar será, dados os pontos experimentais, o de realizar uma indução quanto à expressão matemática da função de regressão. Figura