energia geotermica
Pode-se dizer que a energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Também conhecida como energia geotermal, tem sua origem nos reservatórios de água subterrâneos, onde pode aquecer ou até mesmo ferver em contato com o magma. Abaixo da crosta terrestre encontramos um tipo de rocha líquida, o denominado magma, que chega a atingir até 6.000°C. O magma resulta das enormes pressões abaixo da superfície e do calor gerado pela decomposição de substâncias radioativas. É uma rocha líquida sobre a qual a crosta terrestre flutua.
Também conhecida como energia geotermal, tem sua origem em reservatórios de água subterrâneos que pode aquecer ou até ferver em contato como magma. Encontrando fissuras na crosta terrestre, o magma explode em erupções vulcânicas, ou os gases liberados com o seu resfriamento aquecem águas subterrâneas que afloram na forma de gêiseres ou minas de água quente. A água é utilizada para aquecer prédios, casas, piscinas no inverno, e até para produzir eletricidade. A temperatura da água pode chegar a 200°C.
Seu aproveitamento de dá em 3 maneiras:
A baixa energia geotérmica: abaixo de de 100 graus, apenas permite o aquecimento térmico;
A média energia geotérmica: utilizada n aquecimento de prédios em zonas urbanas, aquecimento de estufas e piscicultura;
A alta energia geotérmica: temperatura acima de 100 graus produz eletricidade a partir de vapor.
Em locais aonde a água ou vapor não chegam até a superfície, abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios, estes são drenados até a superfície por meio de tubos e canos apropriados, onde é conduzido até uma central elétrica geotérmica. O vapor faz girar a ventoinha como em uma central elétrica normal, então a energia mecânica é transformada em energia geotérmica através de um gerador.
Há 3 diferentes formas de se obter energia elétrica através da energia geotermal:
Rocha seca quente: Estimular o aquecimento da água usando