Energia eólica
Professora Jorgete
( UFBA ) Nos anos 2001 e 2002, os Brasileiros sofreram com o racionamento de energia elétrica, chamados por muitos de Apagão. A importância da energia elétrica na vida do homem foi testada pela sua supressão. Uma ampla discussão foi realizada na sociedade, envolvendo as formas alternativas de geração de energia elétrica, a partir da energia solar, dos ventos e de resíduos orgânicos, entre outras, tema que despertou o interesse dos mais variados grupos sociais. Uma dessas formas alternativas é a energia eólica, dos ventos, energia limpa e praticamente inesgotável. Existem várias “usinas eólicas”, atualmente em muitos países. No Brasil várias dessas usinas já estão em funcionamento, no Nordeste, a estação de ventos mais intensos não coincide com a de maior fluxo, podem ser recursos complementares na produção de energia elétrica. Considerando a importância da energia elétrica na sociedade contemporânea, descreva as etapas do processo de transformação de energia em uma usina eólica, destacando o funcionamento do gerador elétrico e apresentando a lei física associada à produção de energia elétrica.
TRANSFORMAÇÃO / CONVERSÃO DA ENERGIA EÓLICA
Um Aerogerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor cujo único combustível é o vento.
A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de freqüência de velocidade do vento em um único local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características do desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.
A quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores:
* Quantidade de