Energia Eolica
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.
História
Energia mecânica
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos para fabricação de farinhas ou para bombear água. Energia elétrica
Em 1975 o Departamento de Energia dos Estados Unidos financiou um projeto de desenvolvimento de turbinas eólicas, gerido pela NASA, com a finalidade de serem incorporadas na rede de distribuição. Estas turbinas experimentais abriram o caminho para grande parte da tecnologia que é hoje usada. Desde então, as turbinas têm aumentado significativamente de tamanho, sendo as maiores capazes de produzir 7,5MW.
Brasil
Inquestionavelmente, a projeção da energia eólica, para os próximos 20 anos, é virar a matriz energética brasileira, chegando com participação de 60% nominal e geração, com potenciais de usinas eólicas maiores e com máquinas de potencias entre 4MW a 10 MW. O cenário significativamente positivo para a economia não para por aqui. Dentre as vantagens da matriz energética eólica, está a de ocupar menor área física, enquanto a fonte de energia hídrica deverá ocupar 17% operacional, com reserva energética d’água em 34%,”fio d’água positivo”, ocupando grandes áreas em lagos.
E nesse contexto, o estado do Ceará é o pioneiro em energia