Energia eolica
O aproveitamento de energia eólica no mundo cada vez mais consolida-se como uma alternativa viável e limpa. Esse tipo de energia compõe complementarmente matrizes energéticas de muitos países e, uma vez que os ventos oferecem uma opção de suprimento no século XXI, em conjunto com outras fontes renováveis, poderá conciliar as necessidades de uma sociedade industrial moderna com os requisitos de preservação ambiental.
Podemos Dividir energia em dois tipos de acordo com as suas fontes.
Energia não-renovável.
Energia renovável.
Fonte não-renovável:
São aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização como, por exemplo, os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio.
Energia renovável:
São Fontes de energia onde não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização como, por exemplo, o calor emitido pelo sol, vento, marés e cursos de água sendo assim consideradas, justamente, inesgotáveis.
Energia renovável:
Fontes renováveis de energia, como eólica, biomassa e solar, começam a ganhar espaço no Brasil
Os números que indicam a crescente utilização de energia eólica, em várias partes do mundo, comprovam a maturidade da tecnologia que envolve e dos aspectos sócio econômicos que lhes são pertinentes.
O Que é Energia Eólica ?
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.
Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
Tipos de Aerogeradores
Exemplo EOF
Desenvolvimento e utilização energia Eólica no mundo
Utilização internacional da energia eólica
O Brasil é hoje o 12º maior consumidor de energia do mundo, com um nível de consumo