Energia do Hidrogenio
Obtenção do Hidrogênio
Eletrólise da água - com a eletrólise, é fácil separar as moléculas de água e gerar hidrogênio e oxigênio puros. Uma grande vantagem desse processo é que ele pode ser realizado em qualquer lugar. Por exemplo, é possível produzir hidrogênio em uma caixa, na garagem de casa, usando água da torneira e usá-lo para abastecer o carro.
Combustíveis fósseis - o petróleo e o gás natural contêm hidrocarbonetos, moléculas formadas por hidrogênio e carbono. Utilizando-se um dispositivo chamado processador de combustível ou um reformador, é possível separar de modo relativamente fácil o hidrogênio do carbono de um hidrocarboneto e depois utilizar o hidrogênio. O carbono que sobra é lançado na atmosfera como dióxido de carbono.
Célula de Combustível
O hidrogênio é injetado no ânodo, para ali ser difundido e em seguida ocorrer a oxidação do hidrogênio, quando ele reage com o catalisador, criando se, assim, de um íon H+ com carga positiva, e liberando um elétron de carga negativa. O eletrólito é um composto especificamente projetado para que os íons H+ possam passar, fluindo através dele, mas os elétrons que foram liberados não podem.
Assim, os elétrons liberados só podem sair do ânodo por meio de um fio condutor conectado ao terminal do ânodo, para criar a corrente elétrica. Já, os íons viajam através do eletrólito, indo em direção ao cátodo.
Ao chegar ao intermédio cátodo, os íons H+ são novamente reunidos com os elétrons (redução) e agora reagem, também, quimicamente com oxigênio que ali é injetado, para criar água e, também, calor, devido