Endometriose
Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.
Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
IPOS DE ENDOMETRIOSE
Endometriose profunda Ovariana
Septo retovaginal
Peritoneal
Endometriose de parede
Endometriose
pulmonar ou pleural Sintomas
Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
Dor pré-menstrual;
Dor durante as relações sexuais;
Dor difusa ou crônica na região pélvica;
Fadiga crônica e exaustão;
Sangramento menstrual intenso ou irregular;
Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
Dificuldade para engravidar e infertilidade.
Observação: Em muitos casos, não há sintomas. Na realidade, algumas mulheres com casos graves de endometriose nunca sentem dor, enquanto outras com endometriose leve sentem dor intensa.
Exames
Ultrassonografia transvaginal
Ressonância magnética
Laparoscopia pélvica
Laparotomia
Marcador tumoral CA-125
Tratamentos e Cuidados
Tratamento cirúrgico:
Nesse procedimento, a endometriose é removida por meio de uma cirurgia chamada laparoscopia. Em alguns casos, é possível eliminar apenas os focos da doença ou as complicações que ela traz – como cistos, por exemplo.
No entanto, em situações mais sérias, o procedimento precisará até remover os órgãos pélvicos afetados pela enfermidade. Dependendo das condições da doença, é possível recorrer a tratamento por laparoscopia, com laser.
Também é possível a realização da videolaparoscopia, na qual diagnosticará o número de lesões, aderências, a obstrução tubária e já
Tratamento