AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A INCLUS O
Marilin Naatz
Professor: Celso Menezes
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Geografia (BIO0288) Educação Inclusiva 03/02/2014.
Resumo;
O presente trabalho objetiva conhecer as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Muitas instituições de ensino não possuem estrutura adequada, além disso, poucos profissionais da área da educação estão preparados para viver esse novo momento da educação brasileira, faz-se necessário que haja quebra de paradigmas e obter o conhecimento sobre as práticas pedagógicas adequadas que possibilitará que esta nova realidade seja de fato efetivada. Os objetivos aqui apresentados são identificar as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão, apontar alguns paradigmas que precisam ser quebrados para a inclusão escolar e conhecer quais ações possibilita a inclusão de crianças com necessidades especiais no cotidiano escolar.
Palavra chave: Dificuldades encontradas- Quebra de paradigmas- Ações
1-Introdução
Antigamente, portadores de necessidades especiais eram vistos como incapazes. Viviam as margens do abandono social. Muitas vezes abandonados pela própria família. Somente no final dos anos 60 ouve a iniciação e integração escolar com o objetivo de inserir portadores de necessidades especiais na sociedade, porém, eram os portadores que deveriam adaptar-se a sociedade. A inclusão surge para romper com os paradigmas educacionais, após tantos anos de exclusão, estas crianças estão sendo olhadas com um olhar mais humano e a inclusão escolar reflete bem esse novo momento de desenvolvimento social e humano.
Esse trabalho tem por finalidade identificar as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão, apontar alguns paradigmas que precisam ser quebrados, conhecer algumas ações pedagógicas que possibilitam a efetivação da inclusão de crianças