endodontia (resumo)
O objetivo da terapia endodôntica é devolver ao elemento dental a saúde, a função e estética.
Para que seja alcançado esse objetivo, as etapas do tratamento devem ser desenvolvidas, de modo que não seja possível passar para uma etapa seguinte sem que a anterior esteja completa, pois todas as etapas estão inter-relacionadas.
O preparo químico-cirúrgico compreende a modelagem e sanificação dos sistemas de canais, e embora sejam distintos, eles são realizados simultaneamente durante o preparo do canal radicular.
A modelagem é a obtenção de um canal cirúrgico, realizado através da instrumentação, com instrumentos manuais e rotatórios, que apresente conicidade, paredes divergentes para oclusal ou incisal e lisas, que contenha em toda sua extensão o canal anatômico, de modo a não alterar a forma original do canal radicular e que mantenha o forame apical, também na sua posição original.
A sanificação é composta pela ação conjugada de substâncias químicas auxiliares da instrumentação e instrumentos endodônticos, com vistas à promoção da limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares.
Limpeza: Consiste na eliminação de irritantes como os subprodutos de microrganismos e tecido pulpar vivo ou mortificado e outro qualquer componente orgânico ou inorgânico, presente no interior do canal.
Desinfecção: Consiste na eliminação de agentes patogênicos.
ICS
Canal Anatômico
ICS
Canal Cirúrgico contendo em toda sua extensão o Anatômico MI
Canal Anatômico
MI
Canal Cirúrgico contendo em toda sua extensão o Anatômico MS
Canal Anatômico
MS
Canal Cirúrgico contendo em toda sua extensão o Anatômico
Notar os canais anatômicos em vermelho e, em azul, canais cirúrgicos, incluindo a cirurgia de acesso.
Observar que, em azul (canal cirúrgico) o forame foi mantido na forma e posição originais, sem desvios.
Os instrumentos manuais endodônticos do Tipo K possuem secção transversal quadrangular (1),