endocrino aula 1
O crescimento ocorre em todo organismo como nos órgãos, no sistema ósseo articular, membros superiores e inferiores. Todo o organismo está crescendo e para que o sistema endócrino atue em todo o corpo ele necessita de mecanismo integradores que possam atuar no mesmo momento em vários territórios do organismo.
Observam-se funções que estão ocorrendo nos mais distantes lugares do organismo que devem ocorrer de maneira integrada e apropriada. E o que garante a integridade desses fenômenos são as ações de moléculas chamadas hormônios.
Hormônios: São moléculas que circulando pelo organismo através do sangue e saindo dele em direção ao meio extracelular e alcançando as mais diversas células nos mais diferentes locais, os hormônios conseguem integrar essas funções. Esses hormônios conseguem promover crescimento de todas as células do corpo de acordo com a necessidade.
Não há mais necessidade de órgãos anatomicamente conectados, e não há entre os órgãos envolvidos em uma determinada função endócrina obrigatoriamente interligação anatômica sendo que quem faz a conexão entre os órgãos envolvidos na função endócrina são os hormônios.
Hormônios são produzidos em uma determinada célula e é lançado para fora dela para que ele possa alcançar a circulação sanguínea e ser distribuído para todo o organismo.
O ato de lançar o hormônio para fora é chamado de SECRETAR O HORMÔNIO. – Eliminar o hormônio através da célula produtora.
ENDOCRINO: CRINO = SECREÇÃO ENDO: MEIO INTERNO
Os hormônios são secreções endócrinas – ou seja sintetizado e secretado para o meio interno do organismo em contrapartida a outro tipo de secreção chamada exócrina (secreções lançadas no meio externo do organismo como suor, lágrima, saliva etc.)
O hormônio é uma substância química que deve ser capaz de promover uma alteração no funcionamento de uma célula.
Antigamente associava-se os hormônios a órgãos macroscópicos denominados glândulas endócrinas como tireoide, pâncreas,