ENADE
Tecnicamente, o ENADE, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
O ENADE é importante para a Instituição de Ensino Superior, mas é duas vezes mais importante para o aluno. Através do ENADE é que o MEC gera o conceito do curso (CPC) em que o aluno está estudando. Isso acaba definindo o peso e importância doseu diploma.
Para que você comece a se familiarizar com o ENADE, abaixo algumas possíveis perguntas e respostas sobre o exame.
1. Porque fazer ENADE?
Porque é obrigatório, para o MEC. Caso você seja selecionado e não faça o exame, não poderá colar grau e/ou receber seu diploma de conclusão. Além disso, seu curso será avaliado pelo resultado da sua prova. Assim, ter um diploma bem conceituado significa ser melhor aceito no mercado de trabalho. E mais oportunidade de construir uma carreira de sucesso.
2. Quem participa?
Todos os alunos iniciantes e concluíntes dos cursos superiores. Em 2012, participarão os formandos de 2012.2 e 2013.1, dos cursos que conferem diploma nas áreas de Gestão e Negócios, Direito, Comunicação e Artes, Psicologia e Teatro.
3. Quem participou do ENADE como ingressante precisa participar novamente?
Sim. Quem fez o ENADE como ingressante não está dispensado de fazê-lo como concluinte, é obrigatório para emissão do seu diploma.
4. Quem está dispensado?
Aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no 2º semestre do ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES.
5. Como é a prova do