Empuxo
Seu funcionamento é possível graças a relação empuxo e peso da bóia. Como a força de empuxo é muito maior que a força peso atuante na bóia, por conta da massa da bóia, a mesma fica sempre sobre a água e a depender do nível da água a bóia vai liberar água para caixa ou não.
SUBMARINO
O valor do empuxo está ligado ao volume externo do sólido mergulhado no líquido, não importando a sua densidade ou o seu peso. No caso do submarino, quando estiver flutuando na superfície, o seu peso terá a mesma intensidade do empuxo recebido.
Para que o submarino afunde, devemos aumentar o seu peso, o que se consegue armazenando água em reservatórios adequados em seu interior. Controlando a quantidade de água em seus reservatórios, ajustamos o peso do submarino para o valor desejado. Para que o submarino volte a flutuar, a água deve ser expulsa de seus reservatórios para reduzir o peso do submarino e fazer com que o empuxo se torne maior que o peso.
ELEVADOR HIDRÁULICO
Em um elevador hidráulico uma pequena força aplicada a uma pequena área de um pistão é transformada em uma grande força aplicada em uma grande área de outro pistão (veja figura abaixo). Se um carro está sobre um grande pistão, ele pode ser levantado aplicando-se uma força F1 relativamente pequena, de modo que a razão entre a força peso do carro (F2) e a força aplicada (F1) seja igual à razão entre as áreas dos pistões.
Embora a força aplicada (F1) seja bem menor que a força peso (F2), o trabalho realizado é o mesmo. Trabalho é força vezes distância. Logo, se a força no pistão maior (peso) for 10 vezes maior do que a força no pistão menor (aplicada), a distância que ela percorre será 10 vezes menor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UFRJ, Hidrostática. Disponível em:
<http://www.if.ufrj.br/~bertu/fis2/hidrostatica/pressao.html> Acessado em 30 de abril de 15.
Física Uems, Hidrostática. Disponível em:
<http://fisica.uems.br/paginas/index.php?user=148&titulo=Hidrost%E1tica:%20M%F3dulo%20II>