Empuxo
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
08/03/2014
Rio de Janeiro
1. RESUMO
Este relatório descreve o experimento de Arquimedes feito no laboratório de Física usando um corpo cilíndrico, duas soluções e materiais para medir o peso e o volume dos objetos usados, ao final dos procedimentos de pesagem, seguimos os passos para descobrir o volume deslocado, a densidade e por último com os dados obtidos descobrimos o Empuxo por dois métodos distintos.
2. OBJETIVO
Determinar o empuxo do corpo de teste imerso na água e na solução de água com sal, através dos dados do experimento e através da fórmula de empuxo.
3. INTRODUÇÃO
Quando entramos na piscina ou em uma banheira deslocamos certo volume de água e também temos a sensação de ficarmos mais leve do que quando estamos fora da água.
Isso acontece pelo fato do fluido exerce sobre o corpo imerso uma força verticalmente para cima, proporcional ao peso de água deslocado. Essa força é chamada de empuxo.
Para calcular a intensidade dessa força o engenheiro e filósofo grego criou a famosa equação do empuxo (E):
E= ρ x Vd x g
Onde:
E – empuxo; ρ – densidade do liquido;
Vd – volume deslocado pelo corpo submerso; g – gravidade.
Quando um corpo é totalmente imerso num fluido de densidade menor do que a sua, o peso tem intensidade maior do que a do empuxo. A resultante dessas forças é denominada peso aparente (Pa):
Pa= Pr - E
4. MATERIAIS E MÉTODOS
a. MATERIAIS
-01 Becker;
-01 Dinamômetro;
-02 Tubos de ensaio;
-01 Corpo de prova;
-01 Sistema para sustentação.
b. REAGENTES
-Água;
-Solução de água com sal.
c. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
No alto do sistema para suspensão foi postos o dinamômetro e assim o corpo de teste foi pendurado em sua ponta e seu peso foi registrado.
Passo seguinte foi pesar cada tubo de ensaio, encher e pesar novamente anotando todos os dados. Um tubo de ensaio foi cheio com 70 ml