Empresas Globais no Mundo Contemporâneo
TRABALHO DE GEOGRAFIA
211 de Novembro de 2013
São Paulo - SP
E.E. Oswaldo Catalano
ANO: 2º O do Ensino Médio
Os Caminhos Geográficos das Redes Ilegais
Trabalho apresentado sobre as Empresas Globais no Mundo Contemporâneo, as reais desigualdades globais e os Paraísos Fiscais, para obtenção de nota no 4º bimestre.
11 de Novembro de 2013
São Paulo - SP
Empresas Globais no Mundo Contemporâneo
Algumas empresas, chamadas corporações transnacionais, operam em escala global. Operar em escala global é ter acesso ao mundo como mercado consumidor. Porém, uma corporação não reduz sua ação mundial ao ato de vender. É mais que isso, e um exemplo podem demonstrar essa afirmação: vender nos EUA e na UE, que são os maiores mercados mundiais, será ainda um melhor negócio se a produção for distribuída geograficamente me várias partes do mundo. Atualmente, está nítido que as grandes corporações transnacionais (com origem principalmente nos EUA, na Europa e no Japão) vendem seus produtos no mundo inteiro, e que seus sistemas de produção estão sediados em diversas localidades do mundo - como na China, a Coréia do Sul, o Vietnã, a Tailândia, a Índia e o Brasil. Por que localizar a produção nesses países?
Seguramente, porque isso dá às grandes corporações transnacionais vantagens na competição internacional, pois a produção fabril nesses países tem custos mais baixos. Isso ocorre, em parte, porque os salários pagos nesses países oferecem outras vantagens, além da mão de obra barata: impostos mais baixos ou mesmo inexistentes, empréstimos, doação de terras, infraestrutura à disposição e a baixo custo, energia mais barata etc. Assim é possível concluir que uma empresa global pode compensar as dificuldades de ação num país com as facilidades de atuação em outros. Com esse poder todo