EMPRESAS DE RATINGS
1 - Introdução:
Este trabalho tem o objetivo de dar enfoque sobre empresas de Rating, que fazem parte do mercado financeiro internacional, desde o início de século XX. Será abordado sua cçlassificação, os títulos e notas de pontuação de uma maneira bem resumida e sintetizada.
Os ratings, também ganharam importância, frente a nova arquitetura do mercado financeiro, introduzida na década de 90, que se associa a um processo de diversificação de formas de captação de recursos.
Rating se refere a uma “...opinião sobre a capacidade futura, a responsabilidade jurídica e a vontade de um emitente de efetuar dentro de prazo de pagamento de um principal e juros de um título específico de renda fixa...” ...” (MOODY´S, 1999d, p.5). Este rating, se desdobra em curto e longo prazo e em moeda doméstica e estrangeira.
Para tanto, será abordado a definição de agência de Rating, bem como sua natureza e seu histórico. Argumentos favoráveis e contrários à regulamentação e responsabilização dessa entidade, pontuando as iniciativas, já tomadas neste sentido.
2 -Desenvolvimento
Rating, é um palavra inglesa que poderia ser traduzida como classificação, opinião, motivo pelo qual as agências de ratings são chamadas também de agencias de classificação de riscos.
Os ratings corporativos, são apresentadas pelas agências como mais fáceis de classificar por que não contemplam diretamente aspecto políticos do país domicílio.
Os ratings possuem o papel de sinalizadores de informações públicas e privilegiadas sobre os emitentes de dívida. Assim, o mercado pode usufruir positivamente dessas informações para a tomada de decisões. Todavia, muitos analistas de mercado e dirigentes de países afirmam que as agências têm errado muito nos últimos anos, mais especificamente, têm alongado as crises e pouco previsto as mesmas. Sua classificação se divide em : cobertura financeira, estrutura de capital, medidas de lucratividade e tamanho.
2.1-_Escalas de