Empresa de cerveja se preocupa com a preservação ambiental.
A empresa de cerveja Baladeira está assumindo um compromisso com a preservação ambiental, grande parte da população trabalha na fabrica, e os principais fornecedores para essa indústria são da área rural, sendo assim de grande importância para a população da cidade. A produção da cerveja é realizada com as seguintes matérias primas: Agua, cevada maltada ou outra fonte de amido como trigo ou arroz, lúpulo e fermentados por levedura. Como é composta principalmente por água, o que equivalem a 90%, a origem dessa água e as suas características têm um efeito importante na qualidade da cerveja, influenciando, por exemplo, o seu sabor. E a maior parte da porção da agua da cidade de Ponte Nova é direcionada para a fábrica. Pensando nisso, nas possibilidades de escassez e do aumento no custo do recurso, além da ameaça de um desastre ambiental, a empresa impulsionou o uso racional da água na produção industrial. Tentando solucionar alguns problemas e ainda otimizar lucros e reduzir custo a empresa desenvolveu um projeto para solucionar os seguintes problemas:
Observou que tinha nascentes que estavam se esgotando, podendo ocorrer a possível falta de agua, visto que a agua é a principal matéria prima na produção.
A maioria dos produtores da região que eram os fornecedores da fabrica só produziam um tipo de grão, o que tornava uma monocultura local e o excesso de um grão; a cevada.
O fornecimento da cevada já estava acarretando problemas para a empresa, desde que com a monocultura estava agredindo muito o solo, começando a diminuir a abundancia de produção de cevada no presente e podendo faltar futuramente, e ainda sim faltava outros produtos importantes. Assim tendo que buscar matéria prima cada vez mais longe, e gastando mais combustível e desperdiçando tempo.
E pensando em soluções, a empresa está aplicando os seguintes métodos:
Está incentivando a recuperação de nascentes e