Empreendedorismo
Para prosperar como empreendedor, é preciso reunir uma série de características e estar capacitado para desempenhar as atividades essenciais para o funcionamento da empresa, como plano de negócios, estratégia de marketing, gestão financeira e administração de recursos humanos, para citar alguns. Saber quais são os erros mais comuns de outros empreendedores que não tiveram muito êxito na gestão do próprio negócio pode ser extremamente útil para identificar onde pode estar o problema na sua empresa.
Um dos problemas na àrea do empreendedorismo é baixar preços na hora da crise
A primeira coisa para a qual os empreendedores apelam na hora das dificuldades é alterar os preços de venda. Preço menor significa mais clientes, certo? Errado. A maioria dos consumidores está disposta a pagar mais caro por produtos ou serviços de mais qualidade ou que oferecem maior conveniência. Em épocas de crise, você pode fazer o contrário, aumentar o preço, desde que ofereça alguma vantagem extra ao cliente.
Na busca por aumentar a participação de mercado ou pressionados pelas contas a pagar, muitos empresarios comprometem a rentabilidade de seus negócios, fazendo promoções de preços e ignorando, com frequência, que se podem promover as mercadorias sem queimar os preços.
Muitos empresários utilizam apenas os preços praticados pelos concorrentes como balizadores para precificarem as suas mercadorias, fazendo ajustes para menos. Procedem assim, por acreditarem que os grandes players do mercado, por terem estruturas de custos maiores, são obrigados a praticarem “preços mais salgados”.
Como resultado desse comportamento ingênuo vão mal econômica e financeiramente nos negócios, por desconhecerem os conceitos de custo-volume-lucro, operando por vezes abaixo do ponto de equilíbrio. Afinal, não é novidade, que conceitos econômicos e financeiros são desconhecidos por uma vasta legião de empreendedores.
A correta formação dos preços de venda é realizada utilizando-se velhas