Empreendedorismo
Empreendedorismo - Conceito
Para Dornelas (2001, p.37), o empreendedor “é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.
Empreendedorismo - Conceito
Segundo Birley (2001) o empreendedor é o promotor verdadeiramente motivado por oportunidades. As quais podem estar em uma nova maneira de combinar velhas idéias ou na aplicação criativa de abordagens tradicionais.
Empreendedorismo - Conceito
Segundo Hisrich, Peters e Shepherd (2009, p.107), “criatividade, aceitação de riscos e inovação são essenciais no empreendedorismo, não só para o lançamento de novos produtos e empreendimentos, mas também para a transição bem-sucedida de uma empresa para os mercados globais”.
Empreendedorismo - Origem
Segundo Chiavenato (2004, p.3)
“o termo empreendedor – do francês entrepreneur – significa aquele que assume riscos e começa algo novo.”
Empreendedorismo - Origem
O termo entrepreneur é antigo, segundo Bom Ângelo (2003) a raiz da palavra tem cerca de 800 anos, derivado do verbo francês entreprendre, o qual significa fazer algo ou empreender.
Analise Histórica
Jean-Baptiste Say, no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno.
Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.
Analise Histórica
Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administração moderna”, é que amplia a definição proposta por JeanBaptiste Say, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças.
Perfil do