Empreendedorismo
Conforme acordado pelo grupo chegamos a conclusão que a melhor definição para empreendedorismo, baseia se no envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam á transformação de idéias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva á criação de negócios de sucesso.
Para o termo empreendedor, existem muitas definições, mais uma das mais antigas e que melhor reflita o espírito empreendedor seja a de Joseph Schumpeter (1949) que diz: “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. “
O processo de empreendedorismo envolve seguintes funções e atividades para criação de novas empresas. Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de geração de algo novo, de valor. Em segundo, requer a devoção, o comprometimento de tempo e o esforço necessário para fazer a empresa crescer. E em terceiro, que riscos calculados sejam assumidos e decisões críticas tomadas; é preciso ousadia e ânimo apesar de falhas e erros.
Quando notada a importância do tema empreendedorismo para a economia e desenvolvimento do país, começaram a serem criados alguns programas destinados diretamente ao publico empreendedor, algo que pudesse dar um norte a empreendedores até ai sem experiência alguma no assunto, como por exemplo, o caso do “Brasil Empreendedor” criado pelo governo federal que teve como meta inicial a formação de mais de 1 milhão de empreendedores.
As transformações mais importantes do mundo são ocasionadas por novas idéias ou através de uma nova visão sobre algo que já existe, e é ai que entra o empreendedor que detém essas características de criar e interpretar o velho de uma nova forma e converter isso em rentabilidade.
Na atualidade não se tem e nunca se teve um movimento predominante, mas acredita-se que o empreendedorismo irá cada vez mais