Empreendedorismo
Casado, 3 filhos, Bacharel em Matemática pela UFRJ com Mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE e cursos de especialização por HBS, MIT e Babson. Marcelo foi pesquisador na COPPE e no Centro Científico IBM. Fundou diferentes empresas no Brasil e nos EUA. Foi selecionado "Empreendedor Endeavor " (2000) e eleito "Entrepreneur of the Year" (2001) entre toda a comunidade Endeavor no mundo. Foi escolhido "Empreendedor do Novo Brasil" (2002) em concurso nacional da revista Você S.A.. Atualmente é sócio de empresas em diferentes segmentos do mercado e professor do Ibmec RJ, onde criou e coordena o CEI – Centro de Empreendedorismo Ibmec. É colunista, membro do conselho de administração de empresas nacionais e membro do Conselho de Jovens Empresários da FIRJAN, onde coordena o grupo de trabalho de Empreendedorismo.
Os quatro elementos para começar
Design, distribuição, dados e ambiente: a receita da diversidade empresarial.
Já vimos que fazer um Plano de Negócios não é condição fundamental para se construir uma empresa, então em que o empreendedor deve se concentrar neste momento tão especial que é a origem de tudo?
Não é novidade que futuro hoje é bem diferente do que costumava ser e que em tempos de Internet não há tarefa mais difícil do que prever o amanhã, porém, ninguém vai a lugar algum ficando em cima do muro e, portanto, vamos às apostas. Se eu fosse começar um negócio hoje, olharia com atenção os seguintes quatro elementos:
Design: aprendi com o pessoal da IDEO que design é converter necessidade em demanda, colocando as pessoas em primeiro lugar. Design começa na observação metódica e exaustiva do cliente, passa por entender como ele resolve seus problemas, como ele usa os produtos e termina quando se encontra harmonia entre as restrições da situação e a funcionalidade necessária. O tal do “design thinking” começa quando se troca o “déjá vu” pelo “Vuja de”, ou seja, quando se tem o