Empreendedorismo
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Considera-se o empreendedorismo como o ato de identificar oportunidades e alavancar mudanças, ou seja, o ato de empreender é um ato de transformação da ordem dominante. Assim, inovação e empreendedorismo, embora diferentes, são conceitos profundamente relacionados. É possível dizer que o empreendedorismo é o ato de criar e utilizar inovações de forma a gerar novas oportunidades. O ato de empreender significa mudar as condições vigentes em um determinado ambiente, utilizando novos recursos ou os recursos disponíveis de novas maneiras.
Além disso, o empreendedorismo é fundamental para a geração de empregos e renda dentro de um país. Por meio dele, o crescimento econômico, a diversificação de negócios e a melhoria das condições de vida da população são, de um modo geral, aprimorada.
EMPREENDEDORISMO
DIFERENCIANDO IDÉIAS DE OPORTUNIDADES
Segundo Dornelas (2001) um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que elas devem ser únicas. O fato de uma idéia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza a sua idéia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar e aproveitar ma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.
Dornelas ainda diz que se você tem uma idéia que acredita ser interessante e que pode se