empreendedorismo
A economia estável do país, dia a dia, encoraja pessoas a seguirem seus sonhos de tornarem-se seus próprios chefes e abrir seu próprio negócio. Isso chama-se empreendedorismo.
No Brasil, segundo pesquisa do SEBRAE, o índice de mortalidade prematura das empresas, ou seja, fechamento da empresa nos dois primeiros anos de atividade, ainda é alto, atingindo o índice de 27%, agravando-se em alguns estados, chegando ao índice de 42%. Nos países desenvolvidos esse índice é de apenas 15%.
Podemos apontar como principais motivos da falência dessas empresas, a falta de planejamento, falta de inovação, falta de acompanhamento das rotinas pelos proprietários, falta de controle de fluxo de caixa, marketing ineficiente, falta de adaptação ao mercado.
A instrução, qualificação e planejamento dos proprietários, conhecimento de seus produtos ou serviços, mercado, concorrentes e preparação de suas atividade através de um bom planejamento, certamente trará bons resultados garantindo sua permanência de suas atividades no mercador.
Uma das opções para se preparar antes de entrar de cabeça no mercado, são os cursos oferecidos pelo SEBRAE. Os cursos variam entre 70 e 90 reais para os presenciais, ou gratuitamente pela internet, contanto com tutores e consultores para sanar todas as dúvidas.
RESPOSTAS E DECISÕES SOBRE NEGÓCIOS
A que mercado ela atende?
• Jovens universitários de 17 à 24 anos, que residam sozinhos ou em repúblicas, principalmente os que estudam em período integral.
• Adultos com mais de 25 anos solteiros ou recém-casados, que não tenham tempo de procurar várias assistências especializadas e queiram aproveitar seu tempo livre.
• Idosos ou aposentados que não possuam condições de efetuar tarefas mais complexas e necessitem de auxilio para a execução de tais.