empreendedorismo
Empreendedor em Informática
09/09/2014
Cap. 2.2. - Diferenciando ideias de oportunidades
Estudo dirigido
Que grande ideia!
Sempre recebo muitos e-mails de pessoas atrás de grandes ideias para montar um negócio próprio. A pergunta é bastante parecida: “você poderia me dizer quais são as ideias quentes do momento para eu montar um negócio?” ou “estou à procura de ideias para um negócio em minha região; você tem alguma dica na área de serviços?”...
Na verdade, antes de tentar achar aquela ideia maravilhosa que só você quer ter acesso, pense um pouco: será que todos estes negócios que estão por aí dando certo foram fruto de ideias maravilhosas de seus criadores?
A resposta é simples: Não. De forma alguma e muito pelo contrário. Na maioria dos casos, os negócios existentes são cópias de outros negócios, de outras regiões, de outros países ou mesmo da concorrência da própria vizinhança. Então porque as pessoas ficam atrás da grande ideia de negócio? Isto ocorre porque existe um mito muito difundido de que o grande segredo dos negócios está na ideia maravilhosa, sem similar, inédita. Mas poucos são os privilegiados que acordam de manhã e conseguem ter estas ideias que vão mudar o mundo.
Se é assim, como as pessoas “normais” podem aumentar suas chances de sucesso nos negócios? O segredo é não se prender a ideias, mas a oportunidades. Mas qual é a diferença entre ideia e oportunidade? A ideia é algo livre, espontâneo, que não tem comprometimento com nada e em dar certo. É fruto da criatividade e de descobertas.
Já a oportunidade é uma ideia trabalhada, analisada, calculada e, se possível, testada, que tem chances de sucesso, pois envolve uma análise econômica de investimentos e retorno potencial.
Então, muitos dos negócios de sucesso que estão por aí nem sempre foram baseados em ideias maravilhosas, mas tratavam de oportunidades incríveis, de preenchimento de lacunas em determinados segmentos, de vender produtos e serviços