empreendedorismo
Esta teoria é distinta a uma teoria individual, a mesma é caracterizada como criação de conhecimento em um grupo organizacional. A teoria do conhecimento organizacional é um mecanismo para o processamento de informações. De acordo com a visão de não apenas informações externa, porem também criam novos conhecimentos e informações diante de situações internas para solucionar problemas e recriar seu ambiente.
Desse modo para entendermos esta teoria devemos diferenciar as diferenças entre conhecimento tácito e conhecimento explícito,
Conhecimento TÁCITO vem do latim tacitus que significa não expresso por palavras. Assim o conhecimento tácito define-se pelo conhecimento adquirido pelo longo da vida e esta na cabeça das pessoas, ou seja, não se relaciona com as habilidades.
.
Todos nós possuímos este conhecimento porem é difícil explicar, pois esta dentro de nós e não da para se passar através de manuais, pois é adquirido através de convivência troca de idéias e conceitos dentro dos relacionamentos e interações.
Este conhecimento é muito valiosos dentro das organizações, pois são os funcionários que carregam essa bagagem de conhecimento em relação aos produtos, conceitos da organização.
Conhecimento EXPLÍCITO vem do latim explicitus que significa formal. São possíveis de serem explicados através de textos ou artigos são formalizados em revistas, jornais, livros ou documentos, este conhecimento é regrado, claro sendo fácil de ser transmitido.
Esta troca de conhecimento é uma interação entre indivíduos com o processo chamado de “conversão social”, sendo assim um processo social benéfico para a organização.
Tabela de Conversão do Conhecimento.
A espiral da criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchisurge refere à interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito,
A criação do conhecimento organizacional é uma