Empreendedorismo
Todo o empreendedor deve ser um bom administrador para alcançar o sucesso, porém nem todo administrador é um empreendedor.
O administrador consiste no ato de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Há três características semelhantes entre o trabalho do administrador e do empreendedor, que seriam: demandas, restrições e alternativas.
O empreendedor tem o poder de decisão, juntando com os atributos do administrador que permitem uma inovação e um nascimento de uma empresa.
O administrador possui uma visão de organização, sabe analisar e resolver situações problemáticas, já o empreendedor é focado nas oportunidades de trabalhos e na criatividade.
Portanto o empreendedor é um administrador completo, a ponto de saber utilizar os papéis do administrador para tomar as melhores decisões, alcançando assim o sucesso.
É Interessante observar que o empreendedor de sucesso leva consigo ainda uma característica singular, que é o fato de conhecer como poucos o negócio em que atua, o que leva tempo e requer experiência. Talvez esse seja um dos motivos que levam a falências das empresas criadas por jovens entusiasmados, mais sem o devido preparo.
É interessante ainda destacar alguns mitos sobre os empreendedores. Existem vários, mais três em especial devem ser analisados com mais atenção.
Mito 1 – Empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
Mito 2- Empreendedores são jogadores que assumem riscos altíssimos.
Mito 3 – Os empreendedores são lobos solitários e não conseguem trabalhar em equipe.
As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em três áreas, técnicas, gerencias e características pessoais.
As habilidades técnicas envolvem saber escrever, saber ouvir e captar informações, um bom orador, organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.
As habilidades gerenciais incluem as áreas: Marketing, administração, finanças, produção, tomada de decisão, controle das ações da empresa e ser