empreendedorismo
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊCIA E TECNOLOGIA
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
DOSCENTE: HUGO LEONARDO
DISCENTE: AMANDA CAROLINE DA SILVA BUNA
ANÁLISE DO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL.
Empreendedorismo corporativo
Empreendedorismo nada mais é que o processo de criar um negócio, até então novo e desconhecido, assumindo todos os riscos e responsabilidades de lançar algo novo no mercado, seja um produto, serviço, comércio, empresa etc.
O empreendedor identifica oportunidades e transforma em algo rentável, que lhe traga, além de lucro, satisfação profissional e pessoal.
O empreendedorismo é definido de forma abrangente e pode ser aplicado a diversos tipos de organização, incluindo empresas já estabelecidas. O empreendedorismo corporativo é o processo de empreender dentro da organização a qual trabalha. O empreendedor pode ser o próprio dono da empresa, como também líderes, gestores e até mesmo colaboradores. Esse profissional deve possuir uma visão ampla do negócio, propondo sugestões que possam melhorar, ampliar e aprimorar os processos de trabalho e os resultados da organização. Os vários aspectos que envolvem o processo empreendedor – a análise de oportunidade, a equipe empreendedora e os recursos para o desenvolvimento do negócio – são analisados à luz do empreendedorismo corporativo.
O empreendedorismo corporativo abrange mais dois conceitos: o empreendedorismo organizacional, que ocorre quando a empresa tem a capacidade de criar uma cultura interna de incentivo ao empreendedorismo e inovação entre seus funcionários, e as alianças coorporativas, que estão relacionadas ao desenvolvimento da capacidade inovadora através do relacionamento com pequenos negócios, através de alianças.
É usado também o termo intraempreendedorismo como sinônimo do empreendedorismo coorporativo, que se trata de uma propensão que os funcionários de uma determinada organização possuem para agir de forma empreendedora.