EMPREENDEDORISMO

685 palavras 3 páginas
Precificação dos produtos e serviços (mercado e/ou custo)
Há duas maneiras de fazer o cálculo do preço de venda de um produto:
Uma delas é feita com base nos custos, a outra é feita analisando o mercado e os preços dos concorrentes. Nossa empresa utiliza as duas formas porque o preço de venda de um produto pode fazer com que este produto deixe de ser condizente com o praticado no mercado. Porém, se basear apenas pelo valor de mercado, e se não fizer o cálculo dos custos, o produto pode ser vendido a preço abaixo do necessário para se pagar, gerando prejuízo.
Para calcular o valor de venda dos nossos produtos, analisamos os seguintes fatores:
1. O custo do produto (homem /hora trabalhada);
2. Os gastos variáveis do produto (como impostos sobre vendas, comissões de vendas);
3. Os gastos fixos por produto (como gastos ocupacionais, com pessoal, despesas administrativas);
4. O percentual ou valor do lucro pretendido.
Após o calculo acima, comparamos ao mercado. Se o custo calculado estiver abaixo do valor de mercado, isto nos permite decidir se o produto será vendido no valor calculado ou se aumentaremos segundo o valor de mercado, aumentando assim nossa margem de lucro.
No caso do preço calculado ficar acima do valor de mercado, fazemos a análise para redução dos gastos, ou mesmo da margem de lucro pretendida, com intuito de obtermos um preço competitivo para o produto. Podemos também optar pelo número acima do mercado, sabendo que precisaremos desenvolver outros diferenciais, como atendimento /suporte, qualidade e marca.
Adotamos como estratégia a redução de percentuais de lucro em alguns produtos (ou lucro zero e até prejuízo), com intuito de torná-los “iscas” para atrair clientes ou mesmo complementando um mix de compra. Assim, podemos até ter prejuízo sobre alguns produtos e lucro em outros. O sucesso financeiro se dá pela composição de vendas de todos os produtos vendidos.

Projeção de Vendas por Clientes e por Produto
Utilizamos 03 métodos que

Relacionados