Empreendedorismo
Resenha crítica:
Idade Média
Na idade média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.
Século XVII
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nesta época, em que o empreendedor estabelecia então um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
Como, em muitas situações, os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
Século XVIII
Nesse século, o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, dada a industrialização que ocorria em todo o mundo.
Séculos XIX e XX
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores eram frequentemente confundidos com os gerentes ou administradores, sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresas, pagam os empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.
Conceito:
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Importância: O empreendedorismo é