Empreendedorismo
EMPRENDEDORISMO
Santa Barbára D’Oeste - SP
JUNHO/2012
SUMÁRIO
Introdução 1. Definição de Empreendedorismo 2. Etapas essenciais para se criar um novo negócio 3. Conceito de Plano de Negócios 4. Execução do Plano de Negócio 5. Analise de Mercado 6. Plano de Marketing 7. Plano Financeiro 8. Plano Operacional 9. Execução do Plano de Negócios(Cronograma de atividades) 10. Considerações Finais 11. Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Empreendedorismo passa os estudos tratados ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. Empreendedor é utilizado para passar, principalmente, as atividades de quem se dispõe a geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento, ou na inovação em áreas como propagando, produção, organização, etc.
Conforme Barduchi (2009) as oportunidades de mercado são notadas pelos empregadores através de algumas habilidades, entre elas o plano de negócios.
O plano de negócios é essencial na hora de escolher os recursos fundamentais para abrir um negócio. Ele permite estudar a situação atual e então determinar aonde quer chegar, levando em conta o ambiente interno e externo que as empresas estão expostas.
Este trabalho tem o intuito de mostrar a importância do empreendedorismo e plano de negócios de uma empresa de Transportes e como um empreendedor no começo pode montar um plano de negócio, seguindo as etapas necessárias para tomar uma decisão.
1. DEFINIÇÃO DE EMPRENDEDORISMO
O nome empreendedorismo significa assumir riscos, no Brasil comparado a economias dos Países desenvolvidos e algo novo, em nosso país surgiu com o amadurecimento da economia brasileira nos anos 90, a maior parte dos empreendedores não chega a mais de