Empreendedorismo
Leandro Egidio Machado Toledo
Prof. Jerônimo da Silva Fernandes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão de negócios Imobiliário (MOB0016) - Empreendedorismo
09/05/12
RESUMO Neste estudo foi realizada uma pesquisa de base teórica ao tema empreendedorismo, com o objetivo de entender o significado do empreendedorismo seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e seu universo de atuação. Empreendedorismo é o termo utilizado para qualificar, principalmente, aqueles indivíduos que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar as atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas.
1 INTRODUÇÃO
Veremos neste estudo, a importância do empreendedorismo para quem quer se arriscar em um novo empreendimento e para as grandes empresas que tem empreendedores no seu quadro de funcionários. Veremos também qual o melhor procedimento para abrir o seu próprio negocio.
2 EMPREENDEDORISMO
A origem do empreendedorismo foi em 1950 com o economista Joseph Schumpeter, definida por ele como sendo uma pessoa criativa, inovadora, capaz de fazer sucesso com suas criações. Mais tarde, em 1967 com o pesquisador Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker, foi introduzido o conceito de risco, Não basta inovar, criar, para ser um empreendedor tem arriscar em algum negócio. Só em 1985 foi criado o conceito do Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização, este conceito foi criado pelo economista Gifford Pinchot.
Empreendedorismo é a forma de criar algo novo para a sociedade, com valores diferentes, sem medir esforços, assumindo riscos financeiros e sociais, mas ter a satisfação pessoal de ver o seu empreendimento ser bem sucedido.
.
3 O PERFIL EMPREENDEDOR
As características do espírito empreendedor, da indústria ou da instituição, não são traços de personalidade. Para Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC/LED 2000 p. 51) “Empreendedores