Empreendedorismo
Empreendedorismo é o fenômeno de desenvolvimento econômico, social e comportamental que move os empreendedores no sentido de mudar situações comuns atuais com a visão voltada para o futuro. Explicando esse conceito, Lenzi (2009), define empreendedorismo como um fenômeno caracterizado por ações que não funcionam isoladamente e por promover um desenvolvimento que afeta os ambientes econômico, social e comportamental. Esse desenvolvimento citado por Lenzi é caracterizado, principalmente, por resultados duradouros e não apenas de momento. Esses resultados movem os empreendedores no sentido de mudança, reforçando seu papel preponderante nesse evento. A visão é caracterizada como um atributo indispensável nesse contexto, pois ela diferencia o que é comum a todos daquilo que é a divisa para um futuro desconhecido e incerto, mas necessário de ser alcançado.
Buscando ainda as raízes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.
Contudo, parece que uma definição de empreendedorismo mais atual é de Dornelas (2001, p. 37), que está baseada nas diversas definições vistas até então,“o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.
Quando se trata de empreendimentos de pequeno porte os desafios a serem enfrentados são mais evidentes e as dificuldades que o ambiente apresenta também. Desse modo, estar à frente de uma empresa de pequeno porte é uma tarefa desafiadora. Várias características já foram apontadas mostrando os aspectos que levam um empreendimento ao sucesso ou ao fracasso.
Para colher bons frutos dessa caminhada, alguns