Empreendedorismo
CELIVALDO PICANÇO JUNIOR
GESTÃO DE PESSOAS II
MACAPÁ
2013
CELIVALDO PICANÇO JUNIOR
GOVERNANÇA CORPORATIVA
VERSUS
GESTÃO DE PESSOAS
MACAPÁ
2013
INTRODUÇÃO
Apesar de sempre ter sido aplicado a administração, o conceito de Governança Coorporativa ganha força no mundo de negócios a partir da década de 80, após grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações nos EUA causando enormes prejuízos ao mercado. E é neste momento, também, que desperta o interesse da sociedade para este assunto.
Assim, Governança Corporativa é um conjunto de práticas que visam minimizar ou mesmo evitar conflitos de interesses que podem surgir entre os diferentes intervenientes do negocio: os stakeholders, como os acionistas, executivos, empregados, governo e sociedade.
A prática da boa governança conduzira a empresa à transparência de informações, equidade no tratamento aos acionistas, prestação de contas a sociedade, respeitos a leis e responsabilidade corporativa. Tudo com o objetivo de incrementar a gestão estratégica e dar maior proteção ao patrimônio, maiores atrativos econômicos e maior valor da empresa na sociedade.
A gestão de pessoas esta inserida no contexto da governança corporativa ao administrar conflitos entre os trabalhadores e a empresa, buscando uma forma satisfatória para todos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA VERSUS GESTÃO DE PESSOAS
Um sistema de governança corporativa é composto pelo conjunto de instituições, regulamentos e convenções culturais, que rege a relação entre as administrações das empresas e os acionistas ou outros grupos as quais as administrações, de acordo com o tipo de modelo, devem prestar contas. Assim, o conceito de governança tem como ponto de partida a busca do aperfeiçoamento do comportamento das pessoas e das instituições.
Logo, alguns escritores afirmam que o desenvolvimento e o fortalecimento do mercado de