Empreendedorismo criativo
De acordo com a obra Empreendedor 5ºEd 2005, Michel P. Peters afirma:
Entre as fontes de novas idéias usadas com mais freqüência entre os novos empreendedores está os consumidores, as empresas, os canais de distribuição, o governo federal, e pesquisa e desenvolvimento.
Consumidores: Os empreendedores em potencial devem prestar muita atenção ao foco final da idéia para um novo produto ou serviço – o consumidor. Essa atenção pode tomar a forma de monitoramento informal de idéias e necessidades em potencial ou de criação formal de oportunidade para que os consumidores expressem suas opiniões. É necessário ter cuidado para garantir que a idéia ou a necessidade represente um mercado suficientemente grande para sustentar um novo empreendimento.
Empresas: Os empreendedores e intra-empreendedores em potencial também devem estabelecer um método formal para monitorar e avaliar produtos e serviços concorrentes no mercado. Freqüentemente, essa analise revela maneira de melhorar esses produtos e serviços, o que resulta na criação de algo novo com maior apelo de mercado.
Canais de distribuição: Elementos dos canais distribuição também são excelentes fontes de novas idéias devido a sua familiaridade com as necessidades de mercado. Muitas vezes essas pessoas não so tem sugestões de produtos completamente novos, como também podem ajudar a comercializar os produtos recém-desenvolvidos do empreendedor. Por exemplo, um empreendedor descobriu com os vendedores que a razão pela qual suas meias não estavam vendendo era a cor. Prestando atenção á sugestão e fazendo as mudanças de cor adequadas, sua empresa tornou-se a principal fornecedora de meias naquela região do Estados Unidos.
Governo Federal: O governo federal pode ser uma fonte de idéias de novos produtos de duas maneiras. Primeiro, os arquivos do órgão de registro de patentes (Patent Office) contem inúmera possibilidades de novos produtos. Embora as próprias patentes possam não ser