Empreendedorismo Constatino de Oliveira Junior
956 palavras
4 páginas
CONSTATINO DE OLIVEIRA JUNIORConstantino de Oliveira, administra o grupo Áurea, um império formado por 37 empresas e mais de 6.000 ônibus. Ainda é Presidente da Empresa Aérea Gol.
Em curto espaço de tempo, Constantino de Oliveira Jr. tornou-se um dos mais respeitados empreendedores do país. Em dois anos, a empresa que preside, a Gol, conquistou 17% do mercado. São 22 aviões, 2.100 empregados e um faturamento de 1,4 bilhão de reais em 2003, com expansão de 85,7% sobre 2002. Para ter mais fôlego, ele vendeu quase 20% da empresa para a AIG, gigante da área de seguro.
Quando vocês planejaram a Gol imaginaram que obteriam esses resultados em tão pouco tempo?
Crescemos mais rápido do que imaginávamos. Mesmo trabalhando desde o começo com planejamento bem flexível, ou seja, com os cenários mais variados possíveis. O crescimento foi decorrente da aceitação do mercado. Nossa expectativa foi superada dentro do cenário que entendíamos como o realista.
O segredo dos bons resultados da Gol tem sido o de manter custos reduzidos para oferecer tarifas baixas. Que fatores permitem tal combinação?
O custo baixo é proveniente da eficiência operacional e administrativa. A nossa manutenção é um bom exemplo. Ela funciona no sistema "faseado". Fazemos os reparos conforme o tempo de uso das peças, sem que seja preciso parar o avião por vários dias. Quando chega a data da manutenção, ela já foi feita aos poucos. Ajuda bastante o fato de termos uma frota moderna e padronizada. As peças de uma aeronave servem em todas as outras, e os pilotos e mecânicos também se adaptam a qualquer uma delas.
“Os funcionários devem entender seu real valor dentro da empresa e quanto custa para a companhia um passageiro insatisfeito. Foi compartilhando essa responsabilidade com a equipe que conquistamos 17% do mercado nos dois primeiros anos”
Vocês não eram desse ramo. O negócio da família se concentrava nos ônibus. De onde vem a experiência para administrar um empreendimento tão mais