empreendedor
Nas negociações, cresce cada vez mais a importância do relacionamento com o ambiente externo, em especial quando se busca uma negociação estratégica, focada no longo prazo e no relacionamento entre as pessoas envolvidas no processo. Assim, a visão sistêmica pode contribuir de maneira significativa para tornar as negociações, em especial com base na noção de sistema aberto, que trouxe a ideia do relacionamento de cada sistema com seu ambiente externo e com todos os sistemas com os quais interage.
Assim, seja qual for a negociação em questão, é imprescindível analisá-la e planejá-la de acordo com a ótica sistêmica, devendo-se considerar, nesse contexto: o processo de negociação; a comunicação; as variáveis básicas da negociação (tempo, poder e informação) as habilidades essenciais dos negociadores; os padrões éticos; a possibilidade e a conveniência do envolvimento de uma terceira parte no processo de negociação, etc.
II - DESENVOLVIMENTO
Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz. A comunicação eficaz deve ser uma comunicação assertiva, ou seja, objetiva e clara que gere entendimento e resposta, persuadindo a outra parte.
Diante de tantas mudanças que interferem no nosso dia-a-dia, alguns valores e princípios básicos como a ética e a honestidade foram consolidados ativos valiosos que produzem melhores resultados na arte de negociação a longo prazo, que somados à flexibilidade e confiança, compõem os pilares de uma negociação de sucesso.
No processo de negociação, é importante lembrar que para obter o sim do outro lado, é fundamental ouvir o outro e entender as suas expectativas. Para isto, ajuda bastante elaborar e seguir as etapas da negociação: planejamento, preparação, apresentação da proposta,