Empreendedor
O Empreendedor é conhecido como a alavanca que move o mundo, considerado o principal criador de empregos é um fator de fundamental importância para o crescimento da economia no mundo. Contudo, ninguém ainda soube identificar de onde vem este fator de diferenciação: o espírito empreendedor. Como exemplo, temos Joseph Chamberlain Wilson, que rejeitado por diversas empresas, não se intimidou e conseguiu por em prática sua idéia empreendedora, e muito rentável por sinal, a “xerografia”. Diferente do passado, os investimentos em empresas recém nascidas já não é mais o mesmo. Atualmente são focadas as propostas de valor mais realistas e concretas.
Possuir uma visão clara e estratégica de onde quer chegar, com um plano de negócio estruturado, uma equipe de gestão e tendo capacidade de colocar a teoria na prática efetivamente, são premissas do empreendeor. Além disso, a exigência de dedicação e controle dos recursos e da estrutura de gestão, habilidades as quais podem ser aprendidas.
Há muito em se dedicar sobre as organizações recém nascidas devida a pressão sofrida, tais como lidar com credibilidade, previsões, fornecedores, concorrência e liderança de equipe, além dos riscos por ser um empreendimento novo. O contexto de volta ao básico significa na verdade, criar normas e procedimentos metódicos que possuam capacidade de manutenção da unidade de empresas novas no mercado. Em casos onde se inicia no mundo corporativo abrindo um negócio, deve-se constantemente considerar os seguintes aspectos: Metas e objetivos, Estratégia de crescimento, Profissionais e recursos, Estrutura organizacional, Estratégia de investimento e Conceito de sucesso.
O ciclo de vida começa quando o empreendedor identifica as oportunidades e as avalia, passando pelo segunda etapa, de planejamento do negócio e avaliação dos recursos. Por seguinte, a rentabilidade e o sucesso definirão os passos da empresa, decidindo por injetar capital, garantindo maior crescimento, ou