Empreededorismo
AUTOGERENCIAMENTO O autogerenciamento baseia-se em pensar, agir, planejar, executar, controlar e gerenciar todas as informações sobre você mesmo, tendo como premissa que é muito mais fácil administrar um empreendimento quando se tem domínio sobre si próprio.
Vamos analisar as suas principais dimensões, no contexto do empreendedorismo:
Autogestão e controle Autogestão significa autonomia, consistindo na qualidade de um indivíduo de tomar suas próprias decisões, com base em sua razão individual. O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos (auto-regulação), adaptando-se às diferentes condições do mercado.
Gerenciamento do Tempo Saber administrar o tempo é uma competência fundamental, tanto para garantir a eficiência do negócio quanto para a qualidade de vida.
No mundo moderno, o tempo torna-se escasso, devido às fortes demandas e às exigências que se apresentam, e o empreendedor deve saber o que fazer para não ser um escravo do tempo:
• ser objetivo, evitando perder-se em detalhes que pouco agregam (adicionam) ao resultado ;
• eleger prioridades, lembrando que pode haver imprevistos e emergências, mas estas são exceções e não regras, portanto, o empreendedor deve saber quantificar o grau de importância de cada uma de suas atividades para melhor administrar seu tempo;
• saber delegar, ou seja, atribuir tarefas e responsabilidades a terceiros;
• saber dizer não, lembrando que só sabe dizer não aquele que tem noção de seus limites.
Importante:
Saber gerenciar o tempo aumenta a eficácia do trabalho e a qualidade de