empreededorismo
Empreendedorismo
O termo empreendedorismo foi usado pela primeira vez em 1950, pelo economista Joseph Schumpeter. Segundo o economista, o empreendedor seria uma pessoa criativa, que é capaz de obter sucesso com suas inovações. Renato Fonseca, consultor do Sebrae- SP ( serviço de apoio ás micro e pequenas empresas de São Paulo), amplia o conceito proposto por Schumpeter. “ O Empreendedor deve ser uma pessoa que sabe captar oportunidade, sabe apresentar suas idéias e defendê-las , buscando os recursos necessários para realizar seu propósito, em resumo, empreendedorismo seria a prática necessária para a manutenção do mercado, pois os produtos inovadores, que são resultados de soluções empreendedoras, tomam o lugar dos produtos antigos. Com isto, a concorrência no mercado fica restrita as empresas inovadoras. Esse conceito recebe o nome de destruição criativas, que garante a rotatividade do sistema.
Baseando-se nesse conceito, o professor João Batista aponta o empreendedorismo como o principal responsável pelo crescimento da economia e do capitalismo de modo geral. “Quando falamos em empreender, estamos falando em iniciativas que podem se feitas na fabricação de um produto, na inovação ou aprimoramento de um processo ou na oferta de um serviço, não significa necessariamente apenas um novo negocio”.
Exemplo de Empreendedorismo
Um modelo de empreendedorismo é a empresa HURTH INFER Industria de maquinas e ferramentas. Inicialmente batizado como INFER a empresa foi fundada em 1963 pelo imigrante italiano Isaque Milone e pelo brasileiro Leopoldo Funaro.
Os dois profissionais trabalhavam como funcionários de uma empresa do setor de ferramentas e detectaram uma oportunidade neste setor: Havia uma grande demanda da industria por ferramentas e os fabricantes demoravam em atender os pedidos . Como