Empreededorismo - uma história de sucesso
História
Solange Castro – empresaria de Manaus
Um exemplo de coragem, determinação, liderança e superação. Desde criança, liderava, administrava as atividades em sua casa entre seus irmãos. Ajudava sua tia em uma mercearia, vendendo, e descobriu que gostava dessa atuação. Aos 19 anos se casou e se mudou para o Acre, onde começou a vida vendendo confecções e jóias, negócio que promoveu resultados de tal escala, que seu marido deixou a profissão de taxista para ajudá-las nas vendas.
Mesmo já com posses e com a vida profissional já estável, Solange voltou para Manaus afim de cuidar da família, onde teve que recomeçar uma nova empreitada do zero. Começou a trabalhar com fornecimento de marmitas, ou seja, sua tarde era livre de compromissos profissionais. Nessas horas vagas ela fazia um curso de decoração, quando a professora, por ver seu talento, a incentivou começar seu próprio negócio. Após esse fato, ela decidiu abrir a Sacolarte, empresa que começou em 1996, na casa da família. Ela, o marido e os filhos se revezavam para produzir 1.000 embalagem no mês.
O marido a acompanhava nas vendas, a qual ela se apresentava nas lojas expondo seu produto, mesmo com outros concorrentes fortes neste mercado, dificilmente terminava o dia sem resultados positivos. E, mais uma vez ela persistiu e venceu, a Sacolarte se consolidou no mercado, fabricando mais de 3.000 embalagens por dia, emprega 20 pessoas e continua crescendo. Solange já construiu um novo prédio para abrigar a empresa e ganhar cada vez mais espaço no mercado, e foi vencedora do Prêmio SEBRAE Mulher Empreendedora de 2006.
Justificativa
Escolhi essa história empreendedora por descrever uma profissional que recomeçou mais de uma vez, e mesmo assim alcançou seus objetivos. Essa história mostra que quando um empreendedor é determinado, com atitude, que seja ousado, inovador, que tem habilidades de liderança e administração, não importa a área de