Empacto ambiental do atual sistema de producao e consumo
A modificação dos padrões de consumo com vistas à preservação do meio ambiente é um tema que vem ganhando importância nos últimos anos, pois os seres humanos estão começando a ter consciência de que se eles não tomarem a iniciativa, terão em breve sérios problemas com o sistema ambiental, com a redução da camada de ozônio, o aquecimento global, poluição, entre outros pontos a serem lembrados.
O ambiente natural está sofrendo uma exploração excessiva que ameaça a estabilidade dos seus sistemas de sustentação: com a redução da camada de ozônio, o aquecimento global, exaustão de recursos naturais renováveis e não renováveis, degradação do solo, perda de florestas e da biodiversidade, poluição da água e do ar e mudanças climáticas, entre outros pontos a serem citados.
Quando criados fatores negativos para o ambiente natural, através da extração dos recursos, muitos destes, não renováveis, e também através da liberação causada na transformação ou uso destes recursos. Portanto, é necessário encontrar alternativas de produção e consumo menos impactantes para poder-se enxergar um desenvolvimento sustentável. O progresso científico e o desenvolvimento tecnológico são duas forças que prometem nos auxiliar na melhora desse processo, segundo os autores Manzini e Vezzoli (2008).
Consumo e produção são inseparáveis. E normalmente são associados à ideia de desenvolvimento, crescimento e progresso. A interdependência existente na relação entre produção, circulação e consumo deve contemplar a proteção do meio ambiente, já sendo de importância do homem que é necessário ter padrões de produção e consumo sustentáveis e não apenas reciclar os já utilizados, a fim de reaproveitar.
Para que vivamos em harmonia com o sistema de produção, consumo e meio ambiente é necessário que a sociedade se conscientize, buscando alternativas cada vez mais eficientes e, acima de tudo os processos produtivos devem transformar ou apagar