japao india e china
O menorá Natal
Em uma manhã de domingo, alguém pegou um taco de beisebol e quebrou a janela da frente de uma casa em Newtown, Pensilvânia. Era a única casa na rua com um menorá acesa na janela, e os criminosos quebraram-lo. A menorá é usado para celebrar a oito dias judaica Festival das Luzes. Como um presépio recorda aos cristãos de seu patrimônio e fé, o mesmo acontece com uma menorá para os judeus.
A mulher que morava na casa vandalizada não era um estranho para prejudicar.
Ela veio com a mãe, um sobrevivente do Holocausto, para os Estados Unidos para escapar da perseguição na antiga União Soviética.
Lisa Keeling, um vizinho ouviu falar sobre o incidente ao voltar da missa com sua família. Ela ficou espantada. Ela nunca tinha ouvido falar de alguém está sendo ameaçada por causa da fé ou etnia em Newtown.
Lisa teve uma idéia. Ela correu para outro vizinho, Margie Alexander, que tinha sido tão horrorizada como Lisa quando ela ouviu a notícia, e eles decidiram agir. Notícia se espalhou, e vários vizinhos cristãos caíram, perguntando o que fazer.
Naquela noite, quando a mulher judia virou para sua rua, ela parou de espanto. Cumprimentá-la foi um mar de luzes menorah laranja, brilhando em solidariedade silenciosa a partir das janelas de todas as dezoito casas de cristãos em seu bloco. Piscando com lágrimas, ela foi para casa e substituiu sua própria menorah de volta na janela.
Margie e Lisa estão pendurados menorás novamente neste Natal. Apenas "Ela nos ensinou uma lição maravilhosa.”