EME 2 CPA V Lvulas De Controle

1157 palavras 5 páginas
ÍNDICE INTRODUÇÃO 2
VÁLVULAS DE CONTROLES 3
Classificação de válvulas 3
Função Geral Tipo de Válvula Características e Aplicações 4
Função Geral Tipo de Válvula Características e Aplicações 5
Função Geral Tipo de Válvula Características e Aplicações 6
CONCLUSÃO 7
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 8

INTRODUÇÃO

Existem diversos tipos válvulas que atendem os mais variados setores, como: indústrias farmacêutica, químicas, alimentícias, siderurgias, saneamento, óleo & gás, açúcar & álcool, biocombustíveis, mineração, etc. No entanto, embora algumas válvulas tenham aplicações parecidas, cada tipo de válvula é destinada para uma finalidade, e existem até cursos para que o usuário aprenda a identificar cada uma, onde se aplicam e como fazer a manutenção delas. Neste trabalho falaremos sobre as válvulas de controle.

VÁLVULAS DE CONTROLES

Devido a sua multiplicidade de funções, existe uma grande variedade de tipos e subtipos de válvulas, cuja escolha depende não só das características de operação, como da natureza do fluido, condições de pressão, temperatura e forma de acionamento. A seleção da válvula é, portanto, da maior importância, tanto sob o ponto de vista da operação normal da instalação quanto do aspecto dos custos envolvidos, que em alguns casos podem alcançar de 5 a 6% do custo total do sistema. Uma escolha incorreta pode algumas vezes causar sérios problemas, provocando alterações consideráveis no desenho original e danos graves a instalação.
Classificação de válvulas
Existem quatro métodos principais para realização do controle de fluxo através de válvulas, podendo assim, serem classificadas:
Válvula Globo e de Agulha: Um disco ou tampão é projetado dentro ou contra uma abertura;
Válvulas Esféricas e Gaveta: Uma cunha ou uma superfície esférica se move através de uma abertura;
Válvulas Borboleta: Um disco é rotacionado sobre um eixo perpendicular ao diâmetro de um corpo cilindro;
Válvulas de Diafragma: Uma membrana é empurrada em

Relacionados