EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISAS AGROPECUÁRIAS
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL, TURMA 36
DISCIPLINA: CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS
PROF: CLAUDIO DE CARVALHO MATTOS
ACADÊMICA:
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISAS AGROPECUÁRIAS
ANÁLISE DE BALANÇO 2008
A Embrapa, empresa brasileira de pesquisas agropecuárias, foi criada em 1973 e atua em quase todos os estados brasileiros. A mesma tem como missão viabilizar soluções de pesquisa e inovação para a sustentabilidade da agricultura em benefício da sociedade brasileira (informações retiradas do site Embrapa.br).
Conforme observado em seu balanço de 2008, houve uma diminuição do ativo circulante do ano de 2007 para o ano de 2008 (apesar de haver um aumento de 230% do disponível). Tivemos um aumento do adiantamento concedido, assim como dos valores pendentes a curto prazo. Também o imobilizado cresceu(6%).
No passivo, observamos um aumento nos depósitos (23%), assim como dos recursos da união (69%). Também cresceu em 69% os fornecedores a pagar e em 27% os encargos. Os adiantamentos recebidos aumentaram em 343% e os exigíveis a longo prazo em 630% (ou seja, aumentou a participação do capital de 3º). Com estes últimos valores mencionados, podemos concluir que a empresa se tornou arriscada devido aos valores adquiridos com empréstimos.
A empresa não alterou a sua estrutura de capital, visto que em 2007 - 83% era patrimônio liquido e 17% era passivo circulante e no ano de 2008 – 90% era patrimônio liquido e 10% era passivo circulante.
A empresa esta em expansão, visto que o faturamento aumentou em 26%, porém mesmo assim o resultado final foi negativo, sendo que o mesmo foi superior ao prejuízo do ano anterior (57%). A empresa apesar de ter lucro operacional devido as suas despesas com os colaboradoras, obteve um resultado negativo.
Baseado nas informações acima, no meu ponto de vista eu não investiria nesta empresa visto que a mesma se tornou arriscado devido ao financiamento adquirido assim como tem um elevado valor