Em chamas - Suzanne Collins
Suzanne Collins, nasceu a 10 de Agosto de 1962, uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida pela triologia The Hunger Games Este livro apresenta variadíssimos temas que podem ser adaptados á disciplina de Filosofia, tais como:
A sobrevivência: Todos os anos o presidente do Capitólio, o presidente Snow, organiza os jogos da fome. Os participantes destes são 24 tributos, dois de cada um dos 12 distritos (Foram atribuídos os nomes de distritos ás regiões que estavam contra um governo absoluto do Capitólio, sendo estes ao inicio treze, mas no tempo em que decorre a ação do livro são apenas doze) que lutam pela sua sobrevivência numa arena criada especialmente pelo Capitólio para a ocasião.
A interdependência e a independência: Dado que apenas pode haver um vencedor nestes jogos muitos dos tributos decidem jogar em conjunto, ajudando-se mutuamente para que possam sair vitoriosos no final. Mas alguns tributos decidem jogar sozinhos e dependem só de si para a sua sobrevivência.
No caso das personagens principais deste livro, Katniss e Peeta, realça-se uma relação de interdependência, pelo que muitas vezes eles preferem salvar o outro do que eles próprios. Pode-se então falar em amor.
O poder do Capitólio é também destaque ao longo de todo o livro pelo que podemos também realçar a obediência.
Com a leitura deste livro posso concluir que as pessoas que viviam nos distritos não tinham livre-arbítrio, eram quase prisioneiras. Estas pessoas estavam apenas acostumadas às atividades que o seu distrito poderia oferecer. Ao relacionarmos o livro com a disciplina de Filosofia podemos também concluir que, para garantirem a sua sobrevivência, as pessoas tinham que se matar umas às outras e estas agiam consciente e