eletrônica analógica
Amplificadores operacionais são dispositivos fundamentais para a elaboração de circuitos analógicos. AMPOP’s, assim chamados os amplificadores operacionais, realizam funções básicas matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão, integração, e diferenciação. Eles possuem uma vasta aplicabilidade, como por exemplo, em sistemas de controle, sistemas de regulação de tensão, processamento digitais. Contudo algumas aplicações serão projetadas e simuladas ao decorrer deste trabalho, para a melhor conexão da teoria com a prática.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Amplificadores Operacionais
O AMPOP é um amplificador CC multiestágio com entrada diferencial cujas características se aproximam das de um amplificador ideal.
Características ideais de um AMPOP:
Resistencia de entrada infinita;
Resistência de saída nula;
Ganho de tensão infinito;
Resposta de frequência infinita;
Insensibilidade à temperatura.
Os AMPOP’s podem ser aplicadores em diversas situações, como por exemplo, nos sistemas de controle industrial, na instrumentação industrial, na instrumentação nuclear, na instrumentação médica, nos computadores equipamentos de áudio, sistemas de aquisição de dados comparadores, etc.
Simbologia do AMPOP
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1 - Simbologia do AMPOP
Sendo:
A – Entrada Inversora
B – Entrada não inversora
C - Saída
Modos de operação dos AMPOP’s
Sem realimentação – também denominado operação em malha aberta, o ganho é estipulado pelo fabricante não tendo controle sobre o mesmo. Este tipo de operação é muito utilizada em circuitos comparadores.
Com realimentação positiva – é denominada operação em malha fechada. Apresenta como inconveniente o fato de conduzir o circuito a instabilidade. Este tipo de operação é utilizada em circuitos osciladores.
Com realimentação negativa – também denominada operação em malha fechada, porem neste caso a resposta é linear e o ganho de tensão em malha fechada pode ser controlado pelo projetista. Este tipo